Tuesday, June 7, 2005

LEONARDO FINOTTI - EXHIBITION IN TOGO


As was announced last week, Leonardo Finotti opens an exhibition called Brazil: architecture in photography, in Lomé, Togo, about 50 contemporary projects in Brazil, by 50 different architects. Here you can see the selection arranged following the age of each architect

/// click to SEE and DOWNLOAD the pdf / Exhibition Catalog




















































Curator´s text, orginal version in portuguese:
Brasil: Arquitetura em Fotografia
50 fotos, 50 obras, 50 razões para se aproximar do cenário da arquitetura contemporânea no Brasil.
Exposição Fotográfica: Leonardo Finotti

“Brasil: Arquitetura em Fotografia” é uma exposição fotográfica que traça um panorama da arquitetura contemporânea no Brasil e permite, de uma maneira sútil, apreciar a paisagem urbana brasileira. Inicialmente motivada pelo contato com as belas fotos, a exposição ganha mais força quando percebe-se a importância do trabalho desenvolvido pelo brasileiro, fotógrafo de arquitetura, Leonardo Finotti, que hoje pode ser considerado parte de um grupo responsável por entender e divulgar a arquitetura brasileira mundo à fora.

Em uma iniciativa com a Embaixada do Brasil no Togo, e uma forte relação de trabalho entre curadora e fotógrafo, a exposição foi pensada como um espaço que pudesse retratar a diversidade e a vitalidade das práticas arquitetônicas no Brasil, impulsionadas pelo desenvolvimento socioeconômico do país presenciado nessa última década. A representação visual conta com 50 imagens de 50 trabalhos de 50 diferentes escritórios de arquitetura com projetos no país que desenvolveram trabalhos relevantes durante esses últimos 10 anos.

Com relação aos aspectos formais da exposição, cada arquiteto é representado por um único trabalho. Como a retrospectiva não tem intenção de sobressaltar nenhum autor e nenhuma obra, todas as impressões foram feitas no mesmo formato e tamanho, 65 x 65 cm. Para se obter uma visão geral dessa produção arquitetônica, a seleção das fotos seguiu o critério de retratar a variedade de autores e a forma como eles representam as diferentes gerações. Essa linha do tempo, que começa com o arquiteto centenário Oscar Niemeyer e vai até o recém formado arquiteto Yuri Vital, determina a ordem da sequência das imagens expostas. Mesmo tendo como idéia mostrar as diferenças do regionalismo brasileiro, é difícil encontrar uma arquitetura de peso que não esteja inserida dentro do eixo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, com exceção de alguns edifícios localizados no Estado do Rio Grande do Sul e outros poucos no nordeste do país.

Seguindo essas ambições, a exposição apresenta uma seleção de casas de baixo custo, casas de altíssimo padrão, prédios privados, prédios públicos, escolas, museus, etc. E no meio desse apanhado todo, a idéia é que o visitante seja surpreendido num prazeroso momento de contemplação, afinal o que une todas essas imagens é o olhar particular do fotógrafo.

Leonardo Finotti nasceu em 1977 e atualmente mora em São Paulo, Brasil. Desde 2000 trabalha como fotográfo para diversos arquitetos e revista de arquitetura. No percurso dos trabalhos que vem desenvolvendo, deixa claro seu compromisso em propagar a arquitetura de qualidade.

Coordenação Geral: Arnaldo Caiche d’Oliveira
Fotografia: Leonardo Finotti
Texto e Curadoria: Michelle Jean de Castro
Editor de Imagem: Alex Souza